A importância dos pneus para a segurança do veículo

Linha de apoio: Horizonte Benefícios traz informações e dicas sobre o tema

Em trajetos longos ou curtos, seja a trabalho ou passeio, a segurança deve ser prioridade em qualquer situação e, claro, há uma série de fatores que interferem nesse cenário. Entre eles, os pneus exercem um papel fundamental. Por isso, a Horizonte Benefícios traz informações e dicas sobre manutenção preventiva dos pneus.

Os pneus são os pontos do veículo que estão em contato direto com o solo, absorvendo os impactos das mais variadas condições das estradas. Eles também influenciam no comportamento dinâmico de um carro e são eles que param o veículo. Além disso, são responsáveis pelo desempenho e pela economia do veículo.

Vistorie seu carro periodicamente e busque observar se há desgaste excessivo e/ou bolhas nos pneus. O tread wear indicator (TWI), uma pequena elevação de borracha no sulco do pneu é um bom indicador. Quando a superfície da banda de rodagem chega ao mesmo nível do TWI, é preciso trocar o pneu. Esse fator, inclusive, é uma das causas de negativas de proteção veicular após realização de vistoria e constatação de que os pneus estão excessivamente desgastados, o popular jargão “pneus carecas”.

Outra dica é sempre manter a calibragem indicada no manual do veículo, revisando constantemente o estado de todos – inclusive do estepe, já que pode ser usado em situações de emergência. É ela quem assegura a estabilidade do veículo e trafegar com os pneus apresentando baixa pressão pode comprometer algumas estruturas do veículo.

Alinhamento e balanceamento são importantes como a calibragem. O primeiro é o procedimento realizado para equilibrar os pneus e as rodas do veículo, mantendo-os retos em relação ao solo e paralelos entre si. Além da segurança, manter o carro alinhado desacelera o desgaste irregular dos pneus, aumenta a vida útil deles e ainda influencia diretamente na economia de combustível. Já o balanceamento é a técnica de manutenção para que as rodas girem sem vibrações, sem puxar para um lado ou para outro. A recomendação é que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada dez mil quilômetros.

Invista também no rodízio de pneus, o que permite que o desgaste ocorra de maneira estável, equilibrando o desempenho em termos de dirigibilidade e frenagem. Essa troca é necessária porque os pneus dianteiros e traseiros estão submetidos a pesos e cargas diferentes. O ideal é que esse procedimento seja realizado periodicamente, de acordo com o manual do veículo.

Por último, vale ressaltar que a forma de dirigir também influencia na durabilidade do pneu. Por isso, dirija sempre dentro da velocidade permitida e de maneira defensiva. Acelerações e frenagens bruscas também impactam diretamente no desgaste dos pneus.

Entre em contato utilizando o formulário ao lado!

Olá! Muito obrigado por ter visitado o nosso site. Caso precise entrar em contato ou fazer uma cotação, basta nos chamar no Whatsapp pelo botão abaixo. Ou se preferir, use a caixa de mensagem ao lado, ou nos ligue através do telefone: (47) 3382-8764. Prometemos responder o mais breve possível.

Todos os direitos reservados © Horizonte Benefícios | Desenvolvido por Agência Agora Publicidade

Abrir conversa
Olá! Posso te ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?