Sono e direção: uma combinação perigosa

Linha de apoio: Para aproveitar as férias em segurança, não se esqueça de colocar o sono em dia antes de pegar a estrada

Chegou o tão esperado período de férias. É nessa época de ano em que as estradas ficam movimentadas com a busca por momentos de descanso e lazer. E para aproveitar com segurança, é preciso ter atenção com diversos temas, como manutenção do veículo, leis de trânsito e sinalização, por exemplo. Nesse contexto, há uma questão negligenciada por muitos: sono e cansaço ao dirigir.

A Horizonte Benefícios alerta que é preciso ter atenção com esse fator, independente da distância a ser percorrida. A sonolência ao volante é a segunda maior causa de acidentes nas estradas brasileiras. Essa combinação pode ser tão perigosa quanto beber e dirigir.

Segundo dados da Associação Brasileira do Sono – ABS, o sono é o responsável por 30% das mortes e 20% dos acidentes em todas as vias do país. De acordo com a Associação de Medicina de Tráfego – Abramet, após 19 horas sem dormir há uma diminuição de desempenho equivalente a quem bebeu seis copos de cerveja ou três de vinho. E tem mais: quem dirige após dormir menos de sete horas tem o dobro de chances de sofrer um acidente.

Esses dados mostram o quanto é perigoso dirigir com sono e/ou cansaço. É preciso um bom nível de atenção e focar na direção defensiva para a segurança de todos. Por isso, para pegar a estrada, esse fator deve ser uma das prioridades do seu checklist.

Revisão é fundamental

Além do sono, o seu veículo também precisa estar em dia para prevenir acidentes e contratempos nas estradas. A Horizonte Benefícios reforça que mesmo seguindo o cronograma de revisões, alguns itens devem ser verificados com atenção sempre que você for viajar. São eles:

Freios

É um dos aspectos cruciais quando o assunto é segurança no trânsito. Revise discos, pastilhas e qualquer outro componente relacionado à frenagem do seu veículo.

Pneus

Verifique a calibragem, mantendo as determinações do fabricante. Eles também devem estar sem desgastes e bolhas. Não se esqueça do pneu estepe.

Rodas

As rodas de ferro também precisam ser checadas, principalmente se apresentarem amassados. Verifique também para observar quebras e trincas nas rodas de liga.

Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas

Eles também precisam estar em dia para evitar transtornos. Os sinais de uma roda desbalanceada são vibrações no volante, por exemplo. Em caso de direção desalinhada, no entanto, o carro começa a “puxar para um lado”. Também é possível perceber o problema com pequenos ruídos.

Sistema elétrico

 É essencial checar todas as luzes do carro: setas, freios, luz de ré, farol alto e baixo, pisca-alerta, entre outros. Verifique também a bateria, o motor de partida, o alternador e, é claro, todas as lâmpadas e fusíveis do seu carro.

Para-brisas e sistema de limpeza dos vidros

As palhetas devem estar fluindo bem no vidro dianteiro e traseiro do veículo. Os limpadores e os desembaçadores precisam estar em bom funcionamento e o nível do reservatório de limpeza também. Em caso de ar-condicionado, é interessante ter sempre um produto antiembaçante e um paninho de algodão.

Equipamentos de segurança

É importante ter todo o kit de equipamentos de segurança completo e em perfeito estado dentro do carro. Confira se o triângulo, o macaco, a chave de roda e outras ferramentas estão em boas condições de uso e guardados de forma correta.

Fluidos

Examine óleo do motor, transmissão, direção hidráulica e embreagem, além dos filtros — de ar, de ar-condicionado e de combustível.

Os fluidos devem estar dentro da validade de troca e no nível correto.

Correias dentadas

As correias dentadas devem ser verificadas, em média, a cada 50.000 km rodados. No entanto, é interessante revisar o item a cada 15.000 km, já que podem surgir desgastes e trincas.

E claro, não se esqueça de verificar se não está esquecendo o documento do carro e a Carteira Nacional de Habilitação – CNH. Outra dica da Horizonte Benefícios é baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)  para ter esses documentos de forma virtual no seu celular.

Entre em contato utilizando o formulário ao lado!

Olá! Muito obrigado por ter visitado o nosso site. Caso precise entrar em contato ou fazer uma cotação, basta nos chamar no Whatsapp pelo botão abaixo. Ou se preferir, use a caixa de mensagem ao lado, ou nos ligue através do telefone: (47) 3382-8764. Prometemos responder o mais breve possível.

Todos os direitos reservados © Horizonte Benefícios | Desenvolvido por Agência Agora Publicidade

Abrir conversa
Olá! Posso te ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?